ITAJAIENSES CONDENADOS 474x41
Justiça condena empresários e ex-secretário de Itajaí por corrupção 6v1g62
Sentença reconhece fraudes reveladas pela Operação Patrola 4w584q
Camila Diel [[email protected]]

Cinco pessoas foram condenadas por corrupção ativa e iva pela Justiça de Tangará, no meio-oeste catarinense, como resultado da terceira fase da Operação Patrola. Entre os condenados estão empresários ligados a uma fornecedora de máquinas pesadas e um ex-secretário de Obras de Itajaí. A informação é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Segundo a sentença, os empresários receberam pena de dois anos e oito meses de reclusão em regime aberto, além de multa. O ex-secretário foi condenado a três anos e quatro meses, também em regime aberto, com substituição da pena por prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.
Continua depois da publicidade
As investigações apontam que os empresários manipulavam licitações, direcionando os editais com exigências técnicas que apenas os equipamentos da empresa conseguiam atender. Em troca, pagavam propina a servidores públicos envolvidos nos processos de compra.
Em Itajaí, o esquema envolveu a venda de duas escavadeiras hidráulicas e um trator de esteira. O pagamento de propina foi de R$ 70 mil ao então secretário de Obras, feito em dinheiro após o ree dos recursos previstos em contrato.
Continua depois da publicidade
A justiça considerou o esquema recorrente. Parte dos réus ligados à empresa confessou os crimes em acordos de colaboração premiada homologados judicialmente. Da decisão ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.